data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Arquivo Pessoal
A dona de casa Suely Denardi Beltrame, 101 anos, nasceu em Jaguari. Filha de Egisto Bernardi e Carmella Polleti Bernardi, ela teve cinco irmãs, Maria Luiza, Leontina, Nilda, falecidas, Maria Matilde e Leda a quem considerava como mulher amiga.
Ainda criança, Suely se mudou com a família para Santa Maria. Na cidade, ela conheceu aquele com quem se casou, o militar Felice Beltrame, falecido.
A sobrinha Cleuza Terezinha Moreira Marques comenta que a tia adorava contar histórias de amor com o marido, com quem foi muito feliz. Religiosa, ela conservava a fé em tudo o que fazia.
- Meus tios eram católicos fervorosos e, assim, benfeitores do Convento Carmelo, em Santa Maria. Ela também fazia parte da Casa da Amizade de Santa Maria - relata.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Para a sobrinha, a tia era admirável:
- Extremamente culta, ela viajou pelo mundo inteiro e adorava ler. A grande característica da tia era a bondade. Extremamente carismática, ela adorava festas e receber visitas. Praticava o amor ao próximo e queria que todos fossem felizes.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Para Leda, as qualidades mais marcantes da irmã eram a generosidade, a mansidão e o pacifismo:
- Tive a satisfação de participar da vida de Sueli com constância. Éramos muito apegadas e não perdíamos o contato mesmo quando morávamos em estados diferentes. Ela me tratava de forma amorosa e bondosa. Com certeza, deixa bons exemplos e uma saudade gigante para todos nós.
Suely Bernardi Beltrame morreu em 16 de março de 2020. Ela foi sepultada no mesmo dia, no Cemitério Irmãs Carmelitas, em Santa Maria. A família preferiu não divulgar a causa do falecimento.